Açafrão: Propriedades e Benefícios

 

O açafrão faz um verdadeiro sucesso não apenas na culinária, mas também na medicina natural

 

O que é o Açafrão? Para que serve e benefícios

 

O açafrão, também conhecido como ouro vermelho, é um dos temperos mais caros do mundo. Além de ser uma especiaria utilizada não apenas na cozinha, mas também em funções de coloração, cosmética e medicina natural.

O açafrão é o pistilo da flor Crocus sativus, de coloração lilás e medida de 20 centímetros. As flores crescem muito curtas, ao nível do solo, e são coletadas à mão no início da manhã.

Para obter um quilo deste tempero, você precisa de até 250.000 flores. Além disso, tenha em mente que cada colheita não excede 50 quilos.

Seu alto preço é devido ao seu valor indiscutível na cozinha, pois proporciona cor, sabor e aroma único aos pratos, além de seu complicado processo de elaboração.

De origem oriental, o açafrão é conhecido há séculos e sempre foi sinônimo de luxo. Seu nome vem da palavra árabe Sahafaran.

Na Ásia, a especiaria é um símbolo de hospitalidade e bem-estar e na Índia é usada para marcar a testa daqueles que pertencem às maiores castas.

Propriedades e benefícios do Açafrão

 

1. Antioxidante

O principal componente desta especiaria é a crocina, um antioxidante natural que elimina os radicais livres, responsáveis ​​por causar o envelhecimento das células.

2. Melhora a visão

A visão está intimamente relacionada ao sistema nervoso, portanto, o açafrão é muito bom para evitar alguns distúrbios oculares.

A safrana (substância que lhe confere o aroma) retarda o processo de degeneração das células e melhora as funções da retina.

3. Reduz o colesterol

Graças à crocetina, o pigmento vermelho do tempero ajuda a reduzir o colesterol e cuida dos vasos sanguíneos.

açafrão-

4. Bom para memória

Ajuda a melhorar as habilidades cognitivas e de aprendizagem, sendo por sua vez um complemento maravilhoso para aqueles que sofrem de estresse ou ansiedade.

5. Melhora a digestão

Devido aos seus componentes aromáticos e amargos (picrocrocina), o açafrão estimula o sistema digestivo e aumenta as secreções salivares e gástricas.

Além de estimular a produção da bile e a torna-la mais fluída.

6. Melhora o humor geral

O açafrão pode manter o nível correto de serotonina no cérebro e alivia os sintomas de depressão e ansiedade.

A serotonina presente na especiaria é um importante neurotransmissor que causa uma sensação de felicidade e satisfação.

Acesse Também:  10 Benefícios das sementes de Chia para a Saúde

O fato é que, no especiaria, há muitos carotenoides e vitaminas, que ajudam a aumentar o nível de serotonina.

 

🔗 Fignar gotas Funciona? Para que serve?

 

7. Fortalece o sistema imunológico

No açafrão existem muitos antioxidantes, como por exemplo, o betacaroteno, zeaxantina e licopeno, que ajudam a proteger o corpo humano contra infecções.

Eles também evitam o risco de câncer causado pela exposição a oxidantes. As estatísticas dizem que as pessoas que consomem regularmente a especiaria têm menos probabilidade de desenvolver câncer.

8. Ajuda a perder peso

O açafrão também é um forte aliado na perda de peso, pois o seu consumo aumenta efetivamente o nível de serotonina no organismo, reduzindo significativamente o desejo de comer.

9. Melhora a função cardíaca

O açafrão pode ajudar a reduzir os riscos de doenças cardíacas. Além disso, o extrato de açafrão reduz a pressão arterial, devido à presença de potássio e vitamina C.

10. Melhora a pele

O açafrão atua como um remédio eficaz para o envelhecimento, na luta contra as rugas, hidratando e suavizando a pele.

Além disso, a especiaria é muito útil para estimular o metabolismo, que alimenta todos os tecidos do corpo e purifica o sangue.

 

Efeitos colaterais

 

O açafrão não pode ser consumido por mais de 1,5 gramas por dia, caso contrário você vai sentir todos os efeitos colaterais: náuseas, vômitos, dores de cabeça, ansiedade, sonolência e diarreia.